terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Na Ferida

De novo? Sim. Escrevo sobre o que sei, o que sinto.
Dividir com vocês o menir que venho carregando.
Não me chamo Obelix e não caí em um barril de poção 
mágica quando criança. Natural querer aliviar o peso 
das costas, não? Finalmente parou de chover aqui 
no Guarujá e fui andar no calçadão. Segurando na Lily, 
minha cuidadora, até que deu pra vencer 1km ou coisa 
assim. Descemos na praia e fui molhar os pés no mar. 
E eis que chegamos ao primeiro tópico deste texto, 
tópico que já lhe é familiar. Dê valor as pequenas coisas. 
Andar, caminhar, passear. Molhar os pés no mar. 
Os joelhos, Mr. Umbigo e a cabeça. Mergulhar.
Pegar um jacaré. Bem ou mal. Se secar no sol. Ver e ouvir 
as ondas, enfim, coisas tão pequenas e simples que você 
nem percebe. Acha natural. Eu achava até elas não serem 
mais. You take it for granted. Pronto, chegamos ao segundo 
tópico: Valores. Ring a bell? Estava eu pensando se uso 
inglês demais. Mas tem coisas que em inglês soam mais 
verdadeiras, ou não tem tradução. Para mim ”you take it 
for granted” é uma delas. E domino o idioma bretão. 
Não ousaria opinar sobre um assunto que não tenho base. 
Tampouco usar uma língua. Não estou me exibindo,
apenas dizendo que para mim, cultura é um valor muito 
sólido e cada vez mais esquecido. Não adianta ser diretor 
de criação, empresário ou novo-rico do Alphaville. 
Não adianta ter coleção de motos ou camisas de 500 reais.
Não se você não se instruir. Constantemente. Você pode 
sair do Pelourinho. Mas o Pelourinho nunca vai sair de você. 
Dito isto, enough said.

Um comentário:

SIMONE SHITRIT disse...

Sim, existem expressões idiomáticas que nós emprestamos por não ter nada melhor na nossa língua materna. Para mim são as que seguem:

Whathefuck! - nada se compara a isso! Chega perto a Caralho! - quando batemos o dedinho no pé da cama no meio da noite!
Raincheck - não me recordo de nenhuma equivalente em outra língua.
Mapitom! Hebraico é genial!
Entre outras...

Raincheck - esta palavrinha vem martelando a minha cabeça já faz um tempinho. Para amigos não devemos preencher um raincheck. Quando eles precisam de nós, é para hoje, agora, neste minuto.
Não dá para adiar.
O amor de um irmão também!
Apesar da conta ser conjunta com a esposa, irmãos não passam rainchecks.

É isso aí meu queridinho, não existe rainchecks quando se trata da sua pessoa.

E por falar em coisas pequenas da vida;
Achei a sua melhora MUITA coisa.
Agora só falta trocar o botão do "foda-se" pelo botão de "reset" e começar olhar para frente. Deixar a onda levar o passado e ver o novo horizonte que está bem aí na sua frente!

Te adoro, Simone