domingo, 19 de dezembro de 2010

Saudosismo II

Este texto também não tem pretensão alguma. Eu tampouco.
Só senti um desejo grande de homenagear meu sobrinho
André Chulé. Primeiro sobrinho. E sou padrinho.
Imagina minha alegria. Padrinho. Não sei muito o que
este título traz, além da obrigatoriedade de bons presentes
uma remota lembrança de Marlon Brando e um orgulho grande.
Hoje (terça, 14/12) o André fez 18 anos. E suscitou um saudosismo
grande. Lembro das inúmeras vezes que fomos para o Rio, da casa
do meu irmão no Recreio, do moleque de cabelo tigelinha branco
de loiro gritando “Hey” olhando por baixo de suas pernas e caindo
na gargalhada. Ou ele correndo para a varanda da casa da minha
mãe, excitadíssimo com a proximidade de um outro avião.
Lembro de uma carona de minha mãe, onde ele soltou uma pergunta
que não tenho resposta até hoje. A caminho da agência, do alto
dos seus 3, 4 anos eis o petardo: “Você trabalha todo dia? Pra quê?”
Tomara que daqui a pouco ele consiga me responder. Ou não.
Lembro também de sua simples e vã filosofia de vida,
comum a todos enfantes: Não é justo. E eu a duras penas aprendi:
Não meu sobrinho querido, não é justo.
E depois disso, 10 anos de Canadá, várias e várias idas minhas,
vindas dele, seu inesquecível Bar-Mitzvah até ele se tornar este
super cara legal de 18 anos. O tempo passou, o orgulho aumentou
e a procura pelo presente legal começou. Qum sabe um LP do Europe…

2 comentários:

Anônimo disse...

Nao sei o que e que me surpreende mais, teu dominio sobre a lingua portuguesa ou o fato de que voce lembra de coisas sobre mim que eu mesmo nao lembrava. Nao posso te explicar o que significa ser padrinho, mais posso te dizer que acho que entendo por que se trabalha todo dia, e as razoes nao sao nada justas.
Muito obrigado por esta bela composicao e por tudo que tem feito por mim nestes ultimos 18 anos. Espero conseguir manter este orgulho que voce criou sobre mim. (Sobre presentes legais iremos discutir depois.)
Se tenho um pedido a fazer, seria para que voce usasse palavras mais simples no futuro, pois como voce mesmo disse, moro aqui no Canada ha dez anos e meu portugues nao e o que ja foi. O que e "petardo"?
Um beijo e um abraco,
O aniversariante atrasado.

Ol'Jones disse...

petardo = bomba