quarta-feira, 29 de junho de 2011

Obrigação Mínima


Semântica. A língua portuguesa é riquíssima, mas se você deixa
seu ponto claro, finito. Não há margem para dúvidas. O que pode
acontecer é que nem você saiba seu ponto claro. Aí, temos um
pobrema. Se você não tem uma posição, uma opinião clara à respeito
do que seja, pobremão. Trocar problema por "pobrema" nem é mais.
Um pobrema. Se tem uma coisa que tenho além de pobremas
e problemas é o meu ponto-de-vista. Sempre defendi isto. Talvez
visto como um ato corajoso hoje em dia ou desconfortável demais,
mantenha o seu. Mesmo que seja bizarro demais, é seu. É o que 
nos diferencia. Finda esta explanação, começo a deixar claro meu
ponto-de-vista. O dicionário diz que "mínimo" é o que diz-se da mais
pequena porção de qualquer coisa, da menos notável, da mais
insignificante. O grau ínfimo a que uma grandeza pode ser reduzida.
Taí, gostei. O salário mínimo pode ser insignificante, mas e suas
obrigações? Tem mínimo? Jogar lixo no lixo é o mínimo. E se você
andou duas quadras sem achar uma lixeira e jogou a porra da bituca
no chão? A grandeza foi reduzida? Dar preferência ao pedestre?
Afanar? Mentir? Roubar? Matar? Não tem mínimo, ninguém
é obrigado a nada. Entregar o carro diante de uma arma não é 
obrigação. Nem o mínimo. Bem provável você tomar um pipoco 
na orelha, mas você não foi obrigado a nada. Um pai é obrigado 
a ajudar um filho sempre? O mínimo que sua família pode fazer 
é te apoiar incondicionalmente? O mínimo é os irmãos me 
ajudarem como tem ajudado? O mínimo já que eu não tenho 
pais? O mínimo é meu tio e irmão estarem comigo em todas 
consultas médicas? Então na quimioterapia é o mínimo. 
Novamente, caro amigo: Nada é obrigatório. Não tem mínimo. 
Pai estuprar os filhos é o mínimo? Ah, filho matar os pais. 
Pais roubarem? Sujar o nome do filho. Eu conheço casos 
assim. Mínimo? Pára com isto. As pessoas
fazem o que querem quando querem. Porque querem.
Chame isto de amor. Carinho. Vontade.
Obrigação? Zero. O mínimo? O caralho.
     

3 comentários:

SIMONE SHITRIT disse...

No mundo do Direito e da instituição da Justiça, existem direitos e obrigações - ou seja, o mínimo também é regulamentado, ainda que não desejado, é obrigatório. Irmãos e parentes cuidarem de um familiar adoecido, não é o mínimo, não é amor ou porra nenhuma, é obrigação. Sim, obrigação - que pode ser feita com amor ou carinho, ou de saco cheio e com falta de vontade.
Amigos segurarem a barra de outros amigos - não é obrigação e nem mínimo, é pura vontade.
Nunca me senti obrigada a nada em relação a você, ainda que muitas vezes fiquei puta e com vontade de te dar uma na cara! Amor é assim, vem acrescentado de uma boa dose de raiva, briga, discussão, perdão, pazes ...até a próxima briga...
afinal, só brigamos mesmo, só batemos e damos a cara para bater - para aqueles que nós sabemos que nos amam de verdade.

O mínimo é ser honesto consigo mesmo. Isso sim...devia ser imposto, devia ser uma obrigação...numa relação de amizade com você mesmo.

only 2 wheels disse...

Disse tudo....

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

VIREI FA DESSA GURIA ! REI