terça-feira, 1 de março de 2011

Sorvetes & Sabedoria


Gostei da brincadeira. Juntar alhos e bugalhos.
Temas desconexos que alguma hora se encontram.
E fazem sentido, Pelo menos para mim. Educação é
um destes temas. Você não precisa ter estudado em
Harvard ou Cornell para ser o Hot Shot. Nem na USP
ou GV para ser o Bam Bam Bam. Sempre defendi a
educação. Não necessariamente a acadêmica. Querer
ser designer e não saber nem conhecer a obra
de M.C. Esher é um pouco demais. Ou querer ser
redator e achar que Dostoiévski é um médico.
Dotô Évski. O mais triste é que não é piada.
Vi ambos os casos. Mas e as pessoas bem mais
simples, que não são designers, redatores ou médicos?
Que não tiveram a mesma sorte que você e não
passaram a infância e adolescência estudando mas
sim gramando? Tenho contato diário com elas,
quer as pessoas que me ajudam no dia-a-dia,
quer o vendedor de sorvetes aqui no Guarujá
e todos eles me ensinam algo. Quase que diariamente
aprendo alguma coisa. Agora o outro tema e depois
trato de juntar os dois. Te falei que seria assim.
Não uso relógio. Depois do advento da telefonia móvel,
você simplesmente não precisa amarrar mais nada no pulso.
Fitinha do Bonfim, mas só se você quiser. Na verdade não
acredito mais em relógio. Desconfie das verdades absolutas.
Nem estou falando de horas ou minutos. Estes não me
preocupam mais.. São diminutos. Estou falando em dias.
Dias que se transformam em semanas, em meses, em anos.
Já vai dar um ano de doença. Avassaladora, ela apareceu
em minha vida no meio de abril do ano passado.
Neste ano, você viveu sua vida. Eu lutei pela minha.
Em um determinado momento o destino Anderson Silva
acertou um belo chute no meu queixo. Quase me fui,
mas contrariando prognósticos, ainda estou por aqui.
E este ano pode se transformar em dois. Três?
Pensando nos anos em que ainda posso viver bão,
dois, três anos me parecem muito pouco tempo.
O difícil é viver isto, é administrar a frustração,
conter a revolta e tentar tirar algo de positivo.
Sei lá, aprendendo? escrevendo?
Hora de juntar os dois: Estava eu nesta ensolarada
tarde de segunda-feira vislumbrando o mar
aqui na praia, quando além do refrescante picolé
de limão, o sorveteiro me presenteou com algo mais:
sabedoria. Acadêmica? Tanto faz. Ei-la:
Ontem já foi. E amanhã será o hoje novamente.
E aí, até que juntar os temas deu certo, não?

Um comentário:

Eduardo Di Lascio disse...

Espetacular. Quando vc me contou ao vivo, faltou o resto do texto, agora deu p sentir o peso da idéia. Muito bom Claudião.